A MAIOR BURLA DE SEMPRE !

"Quand le deshonneur est publique, il faut que la vengeance le soit aussi!" - Beaumarchais
___________________________________________


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

UM GRANDE 2012

Dedicado ao meu amigo, de longa data, Dr. José Manuel Anes.

JOSÉ MANUEL MORAIS ANES
(Grão-Mestre de 2001 a 2004)

Nascido em Lisboa a 21-6-1944.
Residente na Costa da Caparica.

Licenciado em Química, pela Faculdade de Ciências de Lisboa, em 1975 (Bacharel em 1973).

Nos anos 70 foi assistente de Biomatemática na Faculdade de Medecina de Lisboa (HSM) - 1976-77 e 1977-78 - e tendo sido equiparado a bolseiro, frequentou um curso de pós-graduação em Química-Física Inorgânica na Fac. de Ciências da Universidade Complutense de Madrid e estagiou em Catálise e Catalisadores no Instituto de Química-Física do Conselho Superior de
Investigações Científicas de Madrid. Foi durante vinte anos Perito Superior de Criminalística do Laboratório de Polícia Científica da P.J.; actualmente está na situação de aposentado.

Desde 1986,é docente convidado de Matemáticas para as Ciências Humanas do Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade onde tem leccionado também Métodos Quantitativos no Departamento de História, Estatística no de Ciência Política; desde o ano de 2000-2001, leccionou também, na FCSH da UNL, a cadeira de Antropologia da Religião no Departamento de Antropologia, nos anos de 2000-2001 e 2001-2002. Tem dado, desde 1998, Cursos livres sobre História das Correntes Esotéricas, Novos Movimentos Religiosos e "New Age", no Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões da mesma Faculdade, e também no Centro Nacional de Cultura, os último dos quais se intitularam "Violência e Novos Movimentos Religiosos" e "Esoterismo e Política". Foi Assessor Cultural da Fundação Cultursintra, em 1996 e 1997, sendo Medalha de Prata da C.M. de Sintra em virtude da sua iniciativa pessoal que conduziu à classificação da Quinta da Regaleira pelo IPPAR como imóvel de interesse público e também pelos estudos realizados (o último dos quais foi apresentado em Londres na Cornerstone Society - ver o resumo da conferência em www.workingtools.org) e pela divulgação da mesma Quinta. Foi Presidente da Academia de Estudos Ibero-árabes (1995/97) e Vice-Presidente da Associação Fernando Pessoa 1999-2000).

É membro correspondente em Portugal da Associação "ARIES" (de Estudos e Informações sobre Esoterismo) dirigida pelo Prof. Antoine Faivre da EPHE (Sorbonne), do CIRET (Centro de Estudos sobre Transdisciplinaridade) dirigido por Basarab Nicolescu (Paris) e das seguintes Associações de estudos dos Novos Movimentos Religiosos: a francesa AEIMR dirigida por Bernard Blandre e a italiana CESNUR (Torino) dirigida pelo Doutor Massimo Introvigne (Torino). É Director da "Biblioteca Hermética" da Hugin Editores, desde 1996, onde tem publicado obras de diversos autores, entre os quais Lima de Freitas, Gilbert Durand, Adalberto Alves, Carlos Calvet, etc.

Organizou, em 2000, a pedido da Câmara Municipal de Cascais/Pelouro de Cultura, o Colóquio internacional "Fernando Pessoa, o Esoterismo e Aleister Crowley" que contou com as participações, entre outros, dos grandes especialistas universitários de esoterismo e de "novos movimentos religiosos", Antoine Faivre, Massimo Introvigne e Gordon Melton e dos pessoanos Maria Aliette Galhós, Manuela Parreira da Silva e Luis Filipe Teixeira. É Doutorando em Antropologia Cultural e Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da U.N.L., onde conta defender a sua Tese de Doutoramento em 2004, na área dos Novos Movimentos mágico-religiosos.

Bibliografia publicada:

"Re-creações Herméticas", Hugin, Lisboa, 1ª. ed. 1996, 2ª. ed. 1997; "O Esoterismo da Quinta da Regaleira", Hugin, Lisboa, 1ª. ed.1998, 2ª ed. 2000, 3ª ed. 2003. "Maçonaria Regular - Maçonaria Universal" - Hugin, Lisboa, 2003. "Re-creações Herméticas - II" - Lisboa, Hugin (no prelo).

Com outros autores: "As Tentações de Bosh e o Eterno Retorno", Lisboa, Museu de Arte Antiga, 1994; "Poesia e Ciência", Lisboa, Cosmos/GUELF, 1994; "Caos e Meta-Psicologia", Lisboa, Fenda/ISPA, 1994; "Religião e ideal maçónico", Lisboa, ISER, 1990); "Seminário sobre Newton", Évora, Universidade de Évora/CEHFC, 1995; "Masoneria y religión", Madrid, Ed. Complutense,
1996; "A Vivência do Sagrado", Lisboa, Hugin, 1998, "A Quinta da Regaleira: história, símbolo e mito", Fundação Cultursintra, 1998; "Portugal Misterioso", Lisboa, SRD, 1998; "L'Âme secrète du Portugal", Paris, L'Originel, nº 9, 2000; "L'Homme à venir - Mémoire du XXe.siècle - nº.2", Paris, Rocher, 2000; "Discursos e práticas alquímicas - I", Lisboa, Hugin/CICTSUL, 2001; "Esoterismo e Humanidades" -Colibri/Faculdade de Letras de Lisboa, 2001; "Discursos e práticas alquímicas - II" - Lisboa, Hugin/CICTSUL, 2002; "O Homem do futuro - um ser em construção" - São Paulo -Br., Triom/USP, 2002; "A Creação - La Création" - Lisboa, Atalaia/Intermundos, 2003; "Le Sacré aujourd'hui" - Paris, Rocher, 2003.

Aguarda ainda publicação das suas comunicações ao colóquios sobre "O Imaginário" (Congresso dos Jovens Filósofos, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000) e "Fernando Pessoa, o Esoterismo e Aleister Crowley" (C.M. Cascais, 2000), este último na Hugin Editores.

Percurso Maçónico

Foi iniciado Maçon no Grande Oriente Lusitano, em 1988, tendo saído em 1990, para constituir a Grande Loja Regular de Portugal-GLRP, onde fundou a Loja "Quinto Império" e onde foi sucessivamente, até finais de 1996, Grande Inspector, Assistente de Grão-Mestre e Vice Grão-Mestre. A partir de 1997, passou a integrar a Grande Loja Legal de Portugal/GLRP - potência regular internacionalmente reconhecida pela Maçonaria Universal - de que é, a partir dos começos de 2001, o actual Grão Mestre (até Março de 2004).

Foi de 1995 a 2000, Grão Prior do Grande Priorado Independente da Lusitânia da Ordem dos CBCS (altos graus do Rito Escocês Rectificado).

É CBCS-Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa (armado na Prefeitura de Genève do Grande Priorado Independente da Helvécia de que é Membro de Honra), Cavaleiro maçónico de Malta - KM (armado no Grande Priorado da Gálias, em Paris), do Grande Priorado de Inglaterra e Gales) e 33º. Grau honorário do Rito Escocês Antigo e Aceite (Supremo Conselho para Portugal).

É membro do Supremo Grande Capítulo do Arco Real de Portugal e do Conselho Críptico para Portugal (Mestres Reais e Escolhidos) - altos graus do Rito de York. É ainda Cavaleiro do Conclave "Henrique de Borgonha" do Grande Conclave Imperial para a França da Ordem Maçónica e Militar da Cruz Vermelha de Constantino e das Ordens do Santo Sepulcro e de S. João Evangelista. É IXº. Grau e membro honorário do Colégio dos "Supreme Magus" da Sociedade Rosacruciana dos EUA ("Societas Rosacruciana in Civitatibus Foederatis" e ainda membro da "Societas Rosacruciana in Lusitania (SRIL).

É membro de honra da Loja "Oldest Ally" da Grande Loja Unida de Inglaterra, Companheiro do Arco Real inglês (Capítulo "Benaventa" de Northamptomshire), Cavaleiro Templário - KT de Honra (Capítulo "Holy Cross" de Northamptonshire, "Supreme Ruler" da Ordem inglesa do "Secret Monitor" e do Conclave "Olissipus Fidelis" (a Oriente de Lisboa) da OSM, Cavaleiro Rosa Cruz da Ordem Real da Escócia (Grande Loja de Edimburgo), Maçon de Marca e do "Royal Ark Mariner" da Loja "Rose and Lilly" de Londres e membro (em Inglaterra, do Conselho do Grão-Mestre) dos 5 Ordens que constituem os Allied Masonic Degrees: St. Laurence the Martyr, Knight of Constantinople, Grand Tiler of Salomon, Red Cross of Babilon e Grand High Priest. É Knight Templar Priest do Tabernáculo «London Freemen» e membro da Sociedade «Operatives».

É detentor das mais altas distinções do Grande Oriente do Brasil - GOB, entre as quais, a Condecoração da "Estrela da Distinção Maçónica" (Conferida pelo Grão Mestre Geral do GOB), Diploma e Medalha de Honra ao Mérito "Gonçalves Ledo" (Conferida pelo Grão Mestre do Grande Oriente do Estado de São Paulo, federado ao GOB), Medalha do Mérito "Presidente Ivo Ramos de Mattos" (Conferida pela Assembleia Estadual Legislativa do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, federado ao GOB) e Medalha "Jubileu de Prata do GOERJ- 2003" (Conferida pelo Grão Mestre do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, federado ao GOB). É ainda detentor da Medalha do "Mérito Montezuma" do Supremo Conselho para o Brasil do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA (atribuída pelo Soberano Grande Comendador).

É Grande Representante da Grande Loja do Estado de Nova Jersey (EUA) , junto da GLLP/GLRP, da Grande Loja da Suécia junto do Grande Priorado Independente da Lusitânia e Grande Oficial de Honra da GL Real de Marrocos.

É membro correspondente das seguintes sociedades de investigação maçónica: «Ars Quotur Coronati» (Inglaterra), «Villart de Honnecourt» (França) e «Scottish Rite Research Society» (EUA).

--------------------------

Querido amigo Anes:

As sardinhadas na casa do Toni Bastos, onde ia com o José Manuel Ferreira da Hugin, sem contar com inúmeras outras figuras como o Zé Carlos Ary dos Santos, eram óptimas.

Mas uma miúda de 13 anos não entendia nada de Maçonaria; vai na volta o Toni também era maçon.

A quantidade de convites para os lançamentos dos seus livros era notável. Lembra-se em 1999 na Livraria Barata, quando o Paulo Coelho lançou o livro?
Se não se lembra, eu relembro:
Estava sentado nas escadas e apareceu um senhor que disse que ao 19º governo Portugal caía (Quinto Império, mas Fernando Pessoa não é para todos). Virou-se para o meu ex-marido, Octávio Quintanilha Diaz-Bérrio, e disse - Você já está na Maçonaria, vou tratar de tudo!
E não contente levou o meu ex-marido e o meu filho mais velho a uma visita guiada à Quinta da Regaleira; eu não fui porque, como todos sabem, sofro de claustrofobia.

Vai dizer - com todo este currículo - que não sabia de nada?


--- A D E N D A ---
I online, 3 de Fevereiro de 2012

Cidades vão ter de reduzir mais de metade das freguesias

As 283 freguesias com menos de 150 habitantes vão acabar. Os 29 municípios com menos de quatro freguesias escapam aos cortes.

As grandes cidades vão ter de extinguir mais de metade das freguesias. O governo aprovou ontem a proposta de lei que define as regras para a reforma local e estabeleceu como objectivo mínimo a extinção de mais de metade das freguesias urbanas e cerca de um terço das rurais. As assembleias municipais vão ter três meses para apresentar propostas para que o novo mapa autárquico esteja definido até ao Verão, mas a reforma só vai surtir efeitos nas eleições autárquicas de 2013.

De acordo com a proposta do governo todas as freguesias que se situem em zonas urbanas vão ter de ser reduzidas no mínimo 50% ou 55%. Por zona urbana o governo entende zonas com mais de 2 mil habitantes por quilómetro quadrado. A medida atinge sobretudo as cidades, uma vez que praticamente todas as freguesias nas cidades são urbanas. Lisboa e Amadora são dois casos, por exemplo, e vão ser obrigadas a reduzir mais de metade das freguesias. Aliás, a proposta de Lisboa já está no parlamento e, de acordo com o secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, “cumpre os requisitos” da proposta de lei.

O texto final sofreu alterações relativamente ao documento verde que o governo apresentou em Setembro. O executivo propõe que o esforço de redução destes órgãos autárquicos se faça sobretudo nas zonas urbanas, mas quer que se extingam mais de um terço (35%) das freguesias rurais. Para 72% dos concelhos – os que têm fraca densidade populacional – as regras são mais brandas: nas zonas urbanas têm de reduzir 50%, mas no restante território apenas reduzem um quarto das freguesias. Excepção feita aos 29 municípios com quatro ou menos juntas que não são obrigados a qualquer alteração.

Mas se estes ficam de fora, as freguesias com menos de 150 habitantes (283) não vão ter a mesma sorte: todas vão ser extintas. A partir do momento em que a lei entrar em vigor – ainda tem de ser discutida e votada no parlamento –, as assembleias municipais (por proposta ou não das câmaras e juntas) são obrigadas a enviar à Assembleia da República uma proposta para o concelho. Caso não o façam, uma unidade técnica – que vai ser constituída com membros do governo, do parlamento e representantes da Associação Nacional de Freguesias e da Associação Nacional de Municípios – elabora uma proposta que envia para a assembleia municipal. A partir daí o prazo para a resposta é de 15 dias. Se mesmo assim não o fizer, a proposta da unidade técnica segue caminho. Nas contas do governo, a aplicação dos critérios reduz cerca de 1390 freguesias, mas o número não está decidido.

Incentivos A reforma vai ser “difícil”, assume o secretário de Estado, e por isso vão ser dados incentivos às freguesias: todas as que, voluntariamente, se fundirem vão ter um bónus de 15% das transferências do Estado. A majoração terá efeitos todos os anos no próximo mandato. O mesmo para os municípios. A obrigatoriedade da reforma fica apenas pelas freguesias, mas as câmaras que se queiram fundir terão direito a bónus.

Este “incentivo” é considerado insuficiente pelo parceiro de coligação. O CDS defendia um alargamento da reforma às câmaras, mas perdeu a batalha. Mesmo assim, ao i, o deputado centrista Hélder Amaral diz que “o CDS defende que, numa segunda fase, depois de se analisarem os incentivos dados, se não houver um número considerável de fusões, se deve avançar com a obrigatoriedade” para os municípios. O centrista acredita que a fusão de alguns concelhos podia contribuir para a sua viabilidade económica. Actualmente existem 38 câmaras em risco de colapso.


Pronto! Lá vou eu mudar de Junta de Freguesia outra vez!!!

53 comentários:

Karocha disse...

Olá Márinho!!
Não é o Dr. Marinho e Pinto, é o Mário Máximo.
Que alto que subiste, rapaz!! Ainda moras em Odivelas?
É que é assim: Passaste de pé-rapado, que nem o José Manuel Ferreira (ainda não percebi porque foi expulso; se calhar foi por me conhecer de miúda), da Hugin, te aturava, a membro importante da Maçonaria.
E presumo que não vais querer que publique o poema que me fizeste no "Pedro V" quando ainda eras um pé-rapado!!!

Sigh...

Karocha disse...

Ena pá tanto medo ehehehehh!!!

Karocha disse...

E já agora, esta fantochada toda, foi por causa de Agosto de2001 no Casino Estoril?

eheheheheheheheheheheheh!!!

Toscos.
Maçons e toscos...

Nilson Barcelli disse...

O currículo é impressionante.
A única coisa que não percebi, foi o objectivo deste post.
Mas eu não tenho que perceber tudo...
Beijo, querida amiga.

Karocha disse...

Querido amigo Nilson
Pois não,mas muitos vão perceber!!!

Álvaro Lins disse...

Muito há a dizer sobre a Maçonaria, mas não da forma ridícula como tem sido dito.
Além do Dr. Manuel Anes, há outras figuras como António Arnaut, António Reis, etc, que não merecem ser tratados da forma como se tem tentado fazer!
Não sou maçónico, mas identifico-me com alguns dos ideais defendidos.
Por outro lado convém não esquecer o papel da Maçonaria antes do vinte e cinco de Abril e na implantação da República!
Abraço

Karocha disse...

Caro Álvaro Lins

Não tenho nada contra a maçonaria.
Apenas faço uma pergunta ao meu amigo Anes!

Nilson Barcelli disse...

A maçonaria, hoje, não faz muito sentido.
No passado, fizeram coisas boas. Mas também algumas patifarias...
Manuela, querida amiga, tem um bom fim de semana.
Beijo.

Karocha disse...

Pois!!!

Nilson caro amigo, não sei que patifarias fizeram, o que sei é que todos os meus papéis são falsos!!!
Um bom fim de semana para ti também querido amigo.

Alferes da Pátria disse...

Querida Karocha,
Aproveite o balanço e questione o seu amigo Anes acerca do "caso Camarate"...

Beijinhos.

Karocha disse...

Caro Dr. Marinho e Pinto

Estive ah ouvi-lo na Rtp, acerca do Baltazar Garcon!
Que tal ver o que se passa comigo?
Os meus melhores cumprimentos Sr. Bastonário.

Manuela Diaz-Bérrio aka Karocha Diaz-Bérrio

Ps: também é maçom?

Nilson Barcelli disse...

Querida amiga, convido-te para visitar a minha loja maçónica... isto é, publiquei novo poema. Espero que gostes.
Beijo.

Nilson Barcelli disse...

Karochinha, passei para te desejar uma boa semana.
Beijo.

Karocha disse...

Igualmente para ti Nilson!

Karocha disse...

Podem pôr-me na Guarda.
Parece que é uma terra simpática, embora eu nunca tenha lá ido.
Ponham-me na Guarda. AHAHAH!!!
Há-de ter piada...

Nilson Barcelli disse...

Ainda não sabes como se vai chamar a tua nova freguesia?
Acho que os cidadãos deviam ser ouvidos acerca disso, até porque o assunto, numa cidade como Lisboa, é irrelevante...
Karochinha, querida amiga, tem um bom domingo e uma boa semana.
Beijo.

Karocha disse...

Lisboa irrelevante Nilson?
Só em Lisboa já tive três...
Podem por-me na Guarda :-))))))
Boa semana para ti também ,querido amigo
Beijo

Nilson Barcelli disse...

O assunto das freguesis em Lisboa é que é irrelevante. Acho eu...
Querida amiga, tem um bom fim de semana.
Beijo.

PS: a verificação das palavras é um suplício... devias retirar essa opção, já que tens os cometários moderados.

Karocha disse...

Vou tratar disso Nilson!
Bom fim de semana para ti também.

Karocha disse...

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=41837

Karocha disse...

Caro Grão -Mestre do GOL

Pelas suas palavras,presumo que foram os melhores que organizaram, a barracada em Agosto de 2001 no Casino do Estoril!!!

Zabal disse...

Eu imagino a qualidade do duplo... para que o meu amigo Daniel Gouveia pensasse que era eu.
Será que também é Fotógrafo? E faz Vela desde os 11 anos?

Karocha disse...

LooooLLLLL Zabal

Deve ter sido ter sido estilo "Monty Python"!!!

Karocha disse...

Nilson

Já tirei as letras.

Karocha disse...

Zabal

Deve ter sido algo deste género!

http://www.youtube.com/watch?v=7Q0GPuMl-Vo&feature=colike

ahahahahahahahahahahah!!!

Karocha disse...

http://aeiou.expresso.pt/chefia-da-itroikai-em-portugal-poul-thomsen-substituido-por-abebe-selassie=f706959

Porquê???

Nilson Barcelli disse...

1
Obrigado por retirares as letrinhas... por vezes eram necessárias várias tentativas...

2
Talvez um africano nos perceba melhor...

Karocha, querida amiga, tem um bom fim de semana.
Beijos.

Octávio Diaz-Bérrio disse...

Esta nova moda... será censura?

Karocha disse...

Não sei?
Estão os blogs todos assim!!!

SOL da Esteva disse...

Querida Karocha

Se me permites ( o Amigo Nilson Barceli não deve importar-se) subscrevo as palavras que aqui deixou nos Coments.

Beijos

SOL

Karocha disse...

Sol da Esteva
Qual?
O meu querido amigo Nilson fez vários!

SONINHA disse...

Karocha querida!!!
Passei por aqui para agradecer tua visita e deixar muitos beijinhos!!!!

Karocha disse...

Justiça Inglesa
Porque pagam a defesa ao Vale e Azevedo?
Por causa do Freeport?
Vive num condomínio de luxo?
Eu vivo numa pensão.
É como o Jorge Ferro Ribeiro, que tem passaporte diplomático e cuja filha, foi ao casamento real.
Presumo que devem gostar de burlões e filhas de pretos!!!

Karocha disse...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/vale-azevedo-reino-unido-esta-a-pagar-para-contestar-extradicao

Karocha disse...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/vale-e-azevedo-continua-desonesto

Nilson Barcelli disse...

É de caras que o Vale e Azevedo vai recorrer para o High Court.
E vai ganhando tempo. Quem sabe alguns crimes precrevem...
Karocha, querida amiga, tem um bom fim de semana.
Beijocas.

Karocha disse...

Nisson
O High Court, não vai dizer que não :-)
Bjocas
Karocha

Karocha disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!


http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=44837

Karocha disse...

Mas porque senhores?
Por gostar de vir ao blog da loira simpática???

http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=44826

AHAHAHAHAHAHAHAH!!!

Nilson Barcelli disse...

A minha leitura é que há membros do governo no GOL e na GLLP. E que o Teixeira dos Santos e o Vítor Gaspar são do GLLP.
Coisas de maçons...
Cá por mim estou na GLNB (Grande Loja do Nilson Barcelli...) eheheh...
Querida amiga, tem um bom fim de semana.
Beijo.

Karocha disse...

LoooLLL Nilson

Bom fim de semana.
Bjocas

Karocha disse...

LooooLLLL

Retiraram os "Monty Python"

Adorei a desculpa AHAHAHAHAHAH!!!

Mentiroso disse...

«Blogger Karocha disse...

http://aeiou.expresso.pt/chefia-da-itroikai-em-portugal-poul-thomsen-substituido-por-abebe-selassie=f706959

Porquê???

25 de Fevereiro de 2012 02:49»

Porque o Abebe Selassié é especializado nas economias africanas e Portigal é uma economia do tipo sub-sahariano, portanto mais no seu campo.

Octávio Diaz-Bérrio disse...

... então tiraram os cumprimentos maçónicos!?
Mas que falta de sentido de humor!

Karocha disse...

Mas que raio de porcaria a google fez aos blogs.
Quem deu autorização à google para altera o meu blog?

Nilson Barcelli disse...

Karocha, passei para te desejar um bom fim de semana.
Beijos, querida amiga.

Octávio Diaz-Bérrio disse...

Já funciona?

Nilson Barcelli disse...

Karochinha, querida amiga, desejo que tenhas uma boa Páscoa.
Beijos.

Karocha disse...

Obrigada Nilson
O mesmo para ti e todos os teus.
Bjocas

Karocha disse...

Octávio

Deve ter sido algo assim!

http://youtu.be/SI8cxMfNBA8

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!

Também vão retirar?

Betinha Correia disse...

Olá amiga Karocha
...Era uma vez uma carochinha,bonita e formosinha...Conhece esta historinha?Paralela á B.de Neve.hehehe(foi só uma introdução,obviamente)
Encontro por aqui muita preciosa e concreta informação.
Vou estar atenta nas passando por aqui com mais assiduidade.
Continuação de uma boa semana
beijinho amigo

Betinha Correia disse...

B

Karocha disse...

Muito obrigada Betinha Correia!
Venha sempre :-)
Beijo